Associação Portuguesa do Cavalo Árabe

Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe

Associação portuguesa do Cavalo luso-árabe

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

 

Acta da 8ª Assembleia-geral das APCA e APAA


em 18 de Junho de 2005

 

A reunião teve lugar no Monte Grande, por amabilidade do seu proprietário João Nogueira Lopes Aleixo e teve início às 11 horas e 30 minutos.

Foram sucessivamente abordados os diferentes pontos da Agenda da Reunião, tendo todas as decisões sido tomadas por unanimidade.

 

– Presenças. Impedimentos

Estavam presentes: António Salgueiro Lopes Aleixo, João Nogueira Lopes Aleixo, João Salgueiro Lopes Aleixo, José Manuel Matos Arroja, Pedro Nuno de Figueiredo Cravo, José Beja Falcão, Manuel Machado Faria, João Nuno de Vasconcelos Torres Vaz Freire, José Maria de Sousa Vaz Freire, Luís Maria Pestana Torres Vaz Freire, Manuel H. Domingues Heleno, José Adriano Murteira Martins, Francisco José Rodrigues de Matos, João Carlos de Torres Vaz Freire Mira, Filipe Carlos A. Castro e Nunes, António Nobre de Oliveira, Victor Santos, Josef Schreiber, Nuno Simões, Caetano Oliveira Soares, Luís Miguel da Veiga

Informaram estar impedidos: Mário Barbosa, Luís Ressano Garcia Lamas, Fernando de Castro Pereira Palha.

 

– Abertura da Assembleia-geral

O Presidente da Mesa da Assembleia-geral, Senhor Dr. Manuel Machado Faria, abriu a sessão com um justo agradecimento ao dono da Casa, João Nogueira Lopes Aleixo.

 

– Introdução

Manuel Heleno manifestou o seu agrado por verificar que o número de interessados na APCA e na ACAA aumenta constantemente, situando-se já na centena o número de criadores ou proprietários, e apresentou dois novos associados: Nuno Simões e Francisco José Rodrigues de Matos.

 

– Aprovação da Acta da 7ª Assembleia-geral das Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe

Foi aprovada por unanimidade.

 

– O Campeonato Nacional do Puro Sangue Árabe em Santiago do Cacém

Foi referido como um belo êxito, dado que nunca se tinham visto tantos concorrentes numa prova deste tipo. Desde já foi anunciada a organização do Campeonato de Portugal de 2006.

 

– Transferência dos Stud-books do Puro Sangue Árabe e do Anglo-árabe para as respectivas Associações

A Assembleia foi informada que a Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas confirmou por carta estar pronta a entregar às respectivas Associações os Stud-books do Puro Sangue Árabe e do Anglo-árabe, e que o Serviço Nacional Coudélico deu o seu acordo àquela transferência, se estiverem reunidas certas condições (perfeitamente justificadas).

Sob proposta de Manuel Heleno foi decidido que, para ultimar o assunto, os Membros da Direcção da APCA e da Direcção da ACAA, solicitariam uma audiência ao Director do Serviço Nacional Coudélico, Senhor Dr. João Costa Ferreira (o que foi feito em 21 do corrente).

Enfim, foram lembradas as várias razões que obrigam a que a eventual transferência de gerência dos Stud-books se realize pausadamente, para que tudo esteja devidamente preparado para satisfazer completamente os Criadores e Proprietários de Puro Sangue Árabes e Anglo-árabes.

 

– Modificação ao “Regulamento de Provas Testes para Reprodutores”. Atribuição do título “Reprodutor Elite” aos animais com provas dadas.

Ficou decidido dar o título de Reprodutor Elite aos animais que se distinguem nas disciplinas hípicas tradicionais ou no toureio. Nas provas desportivas o regulamento indicará quais os “mínimos” exigidos (por exemplo, uma qualificação num Concurso Completo de 2 estrelas, ou em determinada distância de uma Prova de Resistência); no caso do Toureio, haverá uma “comissão de conselheiros”, especialistas em tauromaquia, que indicarão às Direcções das nossas associações os animais que eventualmente mereceriam ser distinguidos.

Para manter a importância do título, em cada disciplina, em cada ano, nunca haverá mais de um animal a receber o título de Reprodutor Elite, título que não será obrigatoriamente atribuído anualmente.

Sob proposta de João N. Lopes Aleixo, foi decidido alterar o “Regulamento de Provas Testes para Reprodutores”, facilitando mais a prova de Ensino dos animais de 3 anos, que deverá valorizar mais os movimentos e a obediência, e menos o Ensino propriamente dito.

Em acordo com uma proposta de José Manuel Matos Arroja, também ficou decidido que quando o número de animais que participam nas Provas Testes para Reprodutores (na última semana de Outubro, na Fonte Boa) o justificar, o melhor animal apresentado será consagrado com o título de Reprodutor Campeão de Portugal de Desporto ou Reprodutor Campeão de Portugal Elite.

 

– Os 2 garanhões Árabes que os “Haras Nacionais Franceses” nos cederam

Um deles já está a cobrir na Coudelaria Nacional (Fonte Boa). Trata-se de um bom exemplar, com uma excelente origem, robusto e recomendado pelos Haras Franceses como garanhão de raide, tendo-se ele mesmo distinguido na disciplina, em que obteve as classificações de 2º, 1º, 4º, 2º e 9º (aos 5 anos em provas de 60 e 90 km), e as classificações de 2º, 1º, 1º e 5º (aos 6 anos em provas de 60 e 90 km), depois do que desempenhou as suas funções de garanhão do Estado, tendo deixado uns 100 filhos em França.

O outro garanhão vem brevemente e as autoridades francesas acabaram de perguntar qual é exactamente o tipo de Árabe que desejamos.

Ficou decidido por todos que, dado que o cavalo já em Portugal é aconselhado como reprodutor de Provas de Resistência, deveríamos solicitar um garanhão com origem de Corridas, bonito, forte, funcional e grande (o que já foi feito). Vamos a ver o que os franceses nos podem propor, dado que a Assembleia pediu quase o “cavalo ideal” ...

 

O livro “O Árabe em Portugal”, uma realidade de impacto

A publicação, que não se limita a ser um bonito catálogo de coudelarias, mas sim um livro completo que, em oito capítulos, trata do Puro Sangue Árabe desde a sua origem até à realidade dos criadores actuais, continua a ter um bonito sucesso.

Foi com surpresa que vários associados assinalaram ter verificado que a segunda tiragem do livro não está a ser vendida com o estojo que lhe é devido e que lhe dá um prestígio consideravelmente maior.

Ficou decidido escrever ao editor lembrando que todos os livros com tradução inglesa devem ser vendidos com o referido estojo (o que também já foi feito).

 

– O indispensável “Regulamento de Julgamentos de Modelo e Andamentos”

Para ajudar à formação de novos Juízes e com vista a uniformizar a maneira de julgar, o “Regulamento de Julgamentos de Modelo e Andamentos” aprovado por unanimidade em uma nossa Assembleia-geral foi, como decidido, enviado às principais organizações de concursos de Modelo e Andamentos, que o adoptaram, pelo menos para as provas de Puro Sangue Árabes e Anglo-árabe, onde está a ser utilizado com sucesso.

Graças ao nosso “Regulamento de Julgamentos de Modelo e Andamentos” já temos mais um Juiz (João Salgueiro Lopes Aleixo), havendo mais cinco Candidatos a Juízes inscritos, o que é importante.

 

– A CIAA (Conférence Internationale de l’Anglo-Arabe)

Foi de novo explicado que a CIAA é ao Anglo-árabe o que a WAHO é ao Puro Sangue Árabe. Com efeito, é esta organização que vai ditar as leis pelas quais se vai reger o Anglo-árabe no mundo, dando a definição do que é um Anglo-árabe, criando as diferentes categorias dentro da raça, aceitando ou não os diferentes Stud-books, emprestando garanhões, formando juízes, etc. Por ora, a CIAA conta com 50 delegados de 14 países. Manuel Heleno faz parte do Conselho de Administração daquele organismo, foi nomeado um dos 6 “Juízes Internacionais de Referência”, e, na última reunião havida, foi eleito para a “Comissão dos Stud-books”, que verificará e aprovará aqueles livros a nível internacional.

Quanto ao Stud-book Português do Anglo-árabe, continuamos a aguardar que o Serviço Nacional Coudélico o termine, como prometido.

 

– O “Troféu Criador Elite”, da APCA e da ACAA

Foi lembrado que para melhor publicitar o Puro Sangue Árabe e o Anglo-árabe, foi criado o troféu da APCA e da ACAA, para premiar os criadores que apresentem bons animais nos Concursos de Modelo e Andamentos das respectivas raças.

O título de Criador Elite será atribuído ao Criador que em 5 anos consecutivos obtenha um total de 3 medalhas de ouro, com 3 animais diferentes, sejam eles de raça PSA ou AA.

 

– As Corridas de Cavalos

A Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e a Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe vão aumentar os contactos com a actual estrutura de corridas de cavalos, de forma a, no futuro, garantir corridas para as raças das respectivas Associações.

Foi explicado que os nossos Árabes provaram no estrangeiro serem grandes galopadores e foi referido o valor de um bom cavalo de corrida. Nestas condições, foi decidido tentar criar um centro de treino no Alentejo, região que mais criadores da raça tem. João Carlos de Torres Vaz Freire Mira propôs ser utilizada a pista de galope que possui, em Évora. A Direcção da APCA irá reunir-se no local para estudar a proposição feita.

 

– “Curso de Morfologia” e “Curso de Criação Cavalar”, em Novembro próximo

Foi decidido realizar dois novos cursos: um sobre a morfologia, escolha de um cavalo e seu julgamento, o outro sobre a criação cavalar, reprodução, gestação e nascenças.

Os 2 cursos terão lugar em Novembro próximo, na Coudelaria Nacional (Fonte Boa), cujo Director, Senhor Dr. Mário Barbosa, uma vez mais decidiu acolher-nos. Os conferencistas já foram contactados e aguarda-se a sua confirmação de datas, que se deve concretizar quando Manuel Heleno for julgar o Concurso Internacional de Dinard.

 

Próxima Assembleia-geral

A próxima Assembleia-geral da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe terá lugar em Janeiro de 2006, na Escola Superior Agrária de Coimbra, cujo Presidente do Conselho Directivo, Exmo. Senhor Dr. José Carlos Dias Pereira, muito amavelmente se propôs a todos receber.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia-geral, Senhor Dr. Manuel Machado Faria, deu por terminados os trabalhos por volta das 14 horas, seguindo-se o tradicional almoço (excelente) e a visita à bonita Coudelaria que acolheu os participantes.

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

Torne-se nosso sócio ( Ver página "Ser Sócio" )

 Deseja uma informação ? Deseja impressos ?
Envie um correio electrónico para:
secretaria.psa@gmail.com 
ou secretaria.aa@gmail.com
ou
secretaria.lusarb@gmail.com
Telefone para (00351) 266 769 564 / 5
Fax para (00351) 266 769 566
Escreva para a Secretaria: Rua Diana de Liz - Horta do Bispo
Apartado 320  -  7006-804 Évora (Portugal)

horizontal rule

Web design: MH
Copyright © 2006 Puro Sangue Árabe
Última actualização: 10 novembre 2012