Associação Portuguesa do Cavalo Árabe

Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe

Associação portuguesa do Cavalo luso-árabe

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

 

Acta da 6ª Assembleia-geral das APCA e APAA

 em 17 de Julho de 2004

 

A reunião teve lugar na Quinta do Inquisidor (Évora), em casa de José Maria de Sousa Vaz Freire e sua Mulher, que muito amavelmente nos deram a honra de nos receber, e teve início às 11 horas.

Foram sucessivamente abordados os diferentes pontos da Agenda da Reunião, tendo todas as decisões sido tomadas por unanimidade.

 

– Presenças. Impedimentos

Estavam presentes: Eng. João Nogueira Lopes Aleixo, João Salgueiro Lopes Aleixo, Vasco Manuel Coelho Lopes Avó, Pedro Nuno Figueiredo Cravo, António Maria Pestana Torres Vaz Freire, João Nuno de Vasconcelos Torres Vaz Freire, José Maria de Sousa Vaz Freire, Luís Maria Pestana Torres Vaz Freire, Ute Gerhardt, Manuel H. D. Heleno, José Adriano Murteira Martins, João Carlos de Torres Vaz Freire Mira, Joaquim Miguel Fernandes Potes, Victor Santos, Pedro Mendes Pereira Saldanha, Dr. Caetano Macedo de Oliveira Soares

Informaram estar impedidos: Dr. Mário Barbosa, Dr. Machado Faria e António Nobre de Oliveira.

 

– Introdução

Manuel Heleno começou por agradecer a disponibilidade dos Donos da Casa que nos acolheu, Senhora e Senhor José Maria de Sousa Vaz Freire. Manifestou depois o seu júbilo por verificar que o número de interessados na APCA e na ACAA aumenta constantemente, situando-se já em mais de cem criadores ou proprietários.

 

– Aprovação da Acta da 5ª Reunião de Criadores e Proprietários de Puro Sangue Árabe e de Anglo-árabe

Foi aprovada por unanimidade.

 

O 2º Curso para Juízes, em Janeiro passado. Novos cursos

O 2º Curso para Juízes foi um êxito. Foi decidido realizar novos cursos orientados para outras matérias, como “A criação cavalar”, embora se continue o esforço par a formação de novos juízes.

Também foi decidido organizar um curso para ferradores.

 

O livro “O Árabe em Portugal”, uma realidade de grande impacto

Sobre esta importante iniciativa todos manifestaram grande entusiasmo, até porque nada existe sobre o Árabe português. O livro, já muito adiantado, deve ser lançado em Novembro, na Feira da Golegã.

 

– O indispensável “Regulamento de Julgamentos de Modelo e Andamentos”

Para ajudar à formação de novos Juízes e com vista a uniformizar a maneira de julgar, o “Regulamento de Julgamentos de Modelo e Andamentos” foi aprovado por unanimidade. Ficou decidido envia-lo ao Exmo. Senhor Dr. João Costa Ferreira, Digníssimo Director do SNC, para apreciação e homologação.

 

– As 3as Provas Testes para Reprodutores, na Coudelaria Nacional na última semana de Outubro próximo

Depois de animada troca de impressões, foi aperfeiçoado e aprovado o Regulamento para as próximas provas testes para reprodutores.

 

– A CIAA (Conférence Internacionale de l’Anglo-Arabe)

Foi explicado que a CIAA é ao Anglo-árabe o que a WAHO é ao Puro Sangue Árabe. Com efeito, é esta organização que vai ditar as leis pelas quais se vai reger o AA no mundo, dando a definição do que é um AA, criando as diferentes categorias dentro da raça, aceitando ou não os diferentes Stud-books, emprestando garanhões, formando juízes, etc. Por ora, conta com 50 delegados de 13 países. Manuel Heleno faz parte do Conselho de Administração e na última reunião havida passou a ser um dos 6 “Juízes Internacionais de Referência”.

 

– O Stud-book Português do Anglo-árabe

Aguarda que o SNC o termine, como nos foi prometido.

 

– O “Troféu Criador Elite”, da APCA

Foi lembrado que para melhor publicitar o PSA, foram criados troféus da APCA, para premiar os melhores criadores que apresentem animais na Feira da Golegã. Fez-se um apelo para que os criadores levem animais àquele importante certame, tanto mais que este ano já vão haver provas em que os cavalos são apresentados à mão.

 

– Outras iniciativas ou actividades realizadas pelas nossas associações

Manuel Heleno explicou que, com a ajuda de todos, tem continuado a fazer um grande esforço para prestigiar e dar a conhecer, a nível nacional e internacional, as Raças em que tem responsabilidades.

Assim, no corrente ano, entre outras actividades:

Em Janeiro, em colaboração com a Coudelaria Nacional, foi organizado com o êxito que se sabe o 2º Curso para Juízes. Em Fevereiro, Manuel Heleno, esteve na Sardenha na reunião do Conselho de Administração da “Conférence Internationale de l'Anglo-arabe”, de que é Administrador; em Março ultimou o Regulamento de Julgamentos em Concursos de Modelo e Andamentos, unanimemente aprovado nesta reunião; em Maio deslocou-se a Madrid para uma reunião com responsáveis do Árabe em Espanha, e em Portugal pôs em marcha a realização efectiva do importantíssimo livro “O Árabe em Portugal”; dia 9 de Julho, como juiz internacional, foi a Roma julgar Modelo e Andamentos, e ainda no mesmo mês, em França, participou em mais uma reunião do C.A. da CIAA; em Agosto irá representar o stud-book do Árabe e a APCRS, na Assembleia-geral da WAHO, em Varsóvia; em Setembro foi convidado para julgar na Rússia, desloca-se depois a Pompadour para as jornadas do Anglo-árabe e foi convidado a julgar em Bilbau; em Outubro estará na Assembleia-geral anual da CIAA, em Madrid. Ainda no mesmo mês, em colaboração com a Coudelaria Nacional, terão lugar, na Fonte Boa, as Provas de Selecção de Reprodutores, abertas a animais Puro Sangue Árabe e Anglo-árabe; enfim em Dezembro, em Paris, Manuel Heleno participa na Assembleia-geral da ECAHO.

Desejou ainda especificar que, excepto no que respeita a sua ida a Varsóvia, em que a Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas participa com quase metade da despesa, tudo foi ou será feito sem despesas para uma qualquer Associação Portuguesa.

 

– O site da APCA e da ACAA

Está pronto e vai ser uma realidade, aguardando-se unicamente a documentação dos interessados.

 

– Valorizar o PSA, aumentar o seu mercado e angariar sócios

Foi decidido fazer os necessários contactos para que haja um stand das APCA e ACAA em Santarém.

 

– O Raide de 1.000 km, em 2005.

Foi pedido a todos um grande esforço no sentido de angariar patrocinadores e subsídios para a realização de tão fantástica e importante prova internacional.

 

– A futura Federação Portuguesa de Criadores

Numa reunião organizada em 30 de Janeiro passado para avaliar o interesse da constituição de uma Federação Portuguesa de Criadores de Cavalos, a esmagadora maioria dos representantes das várias raças pronunciou-se a favor da iniciativa. Aguarda-se agora o resultado do estudo que desde aí a APCRS está a realizar.

 

Próxima Assembleia-geral

A próxima Assembleia-geral da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe, terá lugar em Dezembro de 2004.

 

A Assembleia-geral terminou por volta das 14 horas, seguindo-se o tradicional almoço e a visita à Coudelaria que acolheu os participantes.

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

Torne-se nosso sócio ( Ver página "Ser Sócio" )

 Deseja uma informação ? Deseja impressos ?
Envie um correio electrónico para:
secretaria.psa@gmail.com 
ou secretaria.aa@gmail.com
ou
secretaria.lusarb@gmail.com
Telefone para (00351) 266 769 564 / 5
Fax para (00351) 266 769 566
Escreva para a Secretaria: Rua Diana de Liz - Horta do Bispo
Apartado 320  -  7006-804 Évora (Portugal)

horizontal rule

Web design: MH
Copyright © 2006 Puro Sangue Árabe
Última actualização: 10 novembre 2012