Associação Portuguesa do Cavalo Árabe

Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe

Associação portuguesa do Cavalo luso-árabe

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

 

Acta da 5ª Assembleia-geral das APCA e APAA

31 de Janeiro de 2004

 

A reunião teve lugar na Quinta de Santa Rita (Évora), por muito amável convite dos Donos da Casa, Senhora e Senhor José Adriano Murteira Martins e teve início às 11 horas.

Foram sucessivamente abordados os diferentes pontos da Agenda da Reunião, tendo todas as decisões sido tomadas por unanimidade.

 

– Presenças. Impedimentos

Estavam presentes: Eng. João Nogueira Lopes Aleixo, Vasco Manuel Coelho Lopes Avó, Pedro Nuno Figueiredo Cravo, Dr. Manuel Machado Faria, João Nuno de Vasconcelos Torres Vaz Freire, José Maria de Sousa Vaz Freire, Maria Pestana Torres Vaz Freire, Manuel H. D. Heleno, Luís Miguel Barradas Lopes, André de Andrade Murteira Martins, José Adriano Murteira Martins, João Carlos de Torres Vaz Freire Mira, Dr. Filipe Carlo Apolinário Castro e Nunes, António Nobre de Oliveira, Joaquim Miguel Fernandes Potes, Josef Schreiber, Dr. Caetano Macedo de Oliveira Soares

Informaram estar impedidos: Dr. Mário Barbosa, Eng. Fernando de Castro Van Zeller Pereira Palha.

 

– Introdução

Manuel Heleno começou por agradecer a disponibilidade dos Donos da Casa, Senhora e Senhor José Adriano Murteira Martins. Manifestou depois o seu júbilo por verificar que o número de interessados aumenta constantemente, situando-se já nos oitenta criadores ou proprietários.

 

– Aprovação da Acta da 4ª Reunião de Criadores e Proprietários de Puro Sangue Árabe e de Anglo-árabe.

Foi aprovada por unanimidade.

 

- Eleição dos Órgãos Sociais da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe (APCA)

Por unanimidade foram eleitos:

 

Mesa da Assembleia-geral

Presidente: Dr. Manuel Machado Faria

Vice-presidente:  Maria Pestana Torres Vaz Freire

Secretário: Vasco Manuel Coelho Lopes Avó

 

Direcção

Presidente da Direcção: Dr. Manuel H. D. Heleno

Directores: Eng. João Nogueira Lopes Aleixo, José Adriano Murteira Martins, Dr. Caetano Macedo de Oliveira Soares

Tesoureiro: José Maria de Sousa Vaz Freire

 

Conselho Fiscal

Presidente: Dr. Filipe Carlo Apolinário Castro e Nunes

Vogais: João Carlos de Torres Vaz Freire Mira, Joaquim Miguel Fernandes Potes

 

 

- Eleição dos Órgãos Sociais da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe (ACAA)

Por unanimidade foram eleitos:

 

Mesa da Assembleia-geral

Presidente: Dr. Manuel Machado Faria

Vice-presidente: Luís Maria Pestana Torres Vaz Freire

Secretário: Vasco Manuel Coelho Lopes Avó

 

Direcção

Presidente da Direcção: Eng. João Nogueira Lopes Aleixo

Directores: Dr. Manuel H. D. Heleno, José Adriano Murteira Martins, Dr. Caetano Macedo de Oliveira Soares

Tesoureiro: José Maria de Sousa Vaz Freire

 

Conselho Fiscal

Presidente: Dr. Filipe Carlo Apolinário Castro e Nunes

Vogais: João Carlos de Torres Vaz Freire Mira, Joaquim Miguel Fernandes Potes

 

Seguidamente o Presidente da Mesa da Assembleia-geral deu posse aos Membros dos Órgãos Sociais, e entrou-se na segunda parte da ordem do dia

 

– Assembleia-geral Extraordinária da Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas, solicitada pela APCA e pela ACAA para alterações ao Regulamento Nacional de Modelo e Andamentos

Foi dado a conhecer que a referida Assembleia-geral aprovou por unanimidade as modificações solicitadas.

 

– Carta enviada à Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas, em 27 de Novembro passado

Manuel Heleno deu a conhecer ter sido enviada uma correspondência à Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas, assinada pelo Presidentes das duas Associações e comunicando o desejo de com ela colaborarem estreitamente em tudo o que contribuir para o prestígio do Puro Sangue Árabe e do Anglo-árabe, bem como em tudo o que possa concorrer para o prestígio da APCRS, num espírito construtivo e de reciprocidade.

 

– Assuntos que a Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e a Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe desejam sejam inseridos na Agenda da próxima Assembleia-geral da Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas

Foi dado conhecimento que, como decidido por unanimidade na última reunião, foi enviada à APCRS uma carta solicitando que seja apresentada à próxima Assembleia-geral daquela Associação, para discussão e aprovação, uma proposta de “Regulamento de Julgamentos, nos Concursos Oficiais de Modelo e Andamentos”.

 

– A futura Federação Portuguesa de Criadores

Os presentes foram informados que em reunião particular realizada na véspera por iniciativa do Senhor Eng. Fernando de Castro Van Zeller Pereira Palha, e em que estavam representantes de todas as raças e do Serviço Nacional Coudélico, a esmagadora maioria pronunciou-se a favor da fundação de uma Federação de Criadores. Assim, foi decidido constituir rapidamente uma comissão para estudar o assunto e realizar uma proposta de estatutos que depois serão apresentados à Assembleia-geral da APCRS para discussão e aprovação. Aquela comissão será composta exclusivamente por um representante de cada raça, nomeado para o efeito pelos seus responsáveis.

 

– As 2as Provas Testes para Reprodutores PSA e AA, na Coudelaria Nacional, realizadas em 31 de Outubro passado

Estas provas correram bem, graças à disponibilidade do Director da Coudelaria Nacional, Senhor Dr. Mário Barbosa, que tudo pôs à nossa disposição. No entanto solicita-se uma maior participação que, como todos compreendem, aproveitará às raças em questão, aos concorrentes e aos criadores. Foi lembrado que pouco a pouco o valor comercial de um animal ou seus descendentes estará intimamente ligado a estas provas e aos títulos nelas ganhos: “Reprodutor Elite” ou “Reprodutor Testado”.

 

– A CIAA (Conférence Internationale de l’Anglo-Arabe)

Manuel Heleno lembrou que a “Conférence Internationale de l'Anglo-arabe” é ao Anglo-árabe o mesmo que a WAHO é ao Puro Sangue Árabe. Mais informou que, como Membro do Conselho de Administração daquela organização mundial, se deslocará dentro de dias à Sardenha, isto sem qualquer despesa para as Associações.

 

– O 2º Curso para Juízes, em 10 e 11 de Janeiro último

Foi mais um êxito. Tendo-se atingido o limite de 40 participantes, foram recusadas muitas inscrições.

As contas e o saldo monetário do evento foram entregues ao Tesoureiro da APCA e da ACAA. O saldo foi largamente positivo e será empregue noutras iniciativas de interesse.

 

Cotas anuais e jóia das APCA e ACAA

Ficou decidido que, por momento, o sócio de uma das duas Associações será automaticamente sócio da outra. Assim existirá uma simples jóia e uma só cota anual para as duas Associações.

Atendendo a que muitos dos presentes continuarão a ser sócios da Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas seguindo nisto o exemplo dado por Manuel Heleno, aprovou-se a proposta de João Lopes Aleixo decidindo-se que a cota a pagar em 2004 será só de 50 euros, e que, excepcionalmente em 2004, a jóia será de 1 euro simbólico.

 

– Sede da APCA e da ACAA

Para facilitar a instalação das duas Associações e para servir de Sede, Manuel Heleno declarou pôr à disposição daqueles organismos, gratuitamente, a título provisório e quando estiverem concluídas as obras de renovação, um apartamento na Rua da Alegria, em Lisboa.

 

– Um site na Internet sobre o PSA em Portugal

Foi relembrada a utilidade de construir um site para os criadores de PSA. Cada criador poderá nele dispor do equivalente a 3 páginas dactilografadas, com 3 a 10 fotografias (dependendo do tamanho desejado), bem como de um e-mail personalizado. Para evitar despesas suplementares aos interessados, Manuel Heleno já começou a construção do referido site e apresentou o seu “esboço”, cujo design a todos agradou.

 

– Um troféu oferecido pela APCA

Para melhor publicitar o PSA, Manuel Heleno propôs a criação de dois troféus da APCA, para premiar o criador que 2 anos consecutivos apresente na Feira da Golegã o melhor macho ou a melhor fêmea, da raça. O regulamento deste troféu será oportunamente divulgado.

 

– Um livro, em edição de prestígio de grande formato, sobre o Puro Sangue Árabe em Portugal

Manuel Heleno propôs a realização de um livro, em edição “de luxo”, sobre o Puro Sangue Árabe em Portugal.

Nessa edição, uma primeira parte tratará das generalidades da raça (Origem do PSA; Características do PSA; O PSA na Arte; O PSA no Mundo; O PSA em Portugal), seguindo-se uma segunda parte muito mais importante (aproximadamente 200 páginas), dedicada aos criadores, proprietários e utilizadores do PSA.

Em resultado das negociações havidas com o editor, mediante o pagamento da soma perfeitamente razoável de 1.000 euros (200.000 escudos), cada um disporá de 4 páginas do livro que serão ricamente ilustradas com 3 a 10 fotografias (realizadas pelos especialistas do editor), e por um texto em português e inglês (1 a 2 páginas dactilografadas).

Manuel Heleno deu a conhecer a grande qualidade da edição em projecto mostrando algumas obras realizadas no mesmo espírito (por exemplo o livro “Lusitano, Cavalo Ancestral”, do mesmo editor). Explicou depois o interesse de uma tal realização, que incontestavelmente dará a conhecer a muitos a excelência do Árabe português, que valorizará a nível nacional e internacional aquela magnifica raça, que terá como resultado um aumento significativo das vendas de animais PSA e que proporcionará aos criadores, proprietários e utilizadores (desportistas, amadores, cavaleiros tauromáquicos, etc.), a forma de imortalizarem as suas coudelarias ou os seus animais, legando às gerações futuras um testemunho dos seus esforços, ciência e paixão.

A proposta teve um enorme êxito e foi decidido avançar rapidamente com o projecto, para que a edição esteja pronta antes da Feira da Golegã e do Natal de 2004.

 

– Próxima Assembleia-geral da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe, na 2ª quinzena de Junho de 2004.

Por muito amável proposta do Senhor José Maria de Sousa Vaz Freire, Membro da Direcção, aquela Assembleia-geral será realizada em sua Casa.

 

A Assembleia-geral terminou por volta das 14 horas, seguindo-se o tradicional almoço e a visita à Coudelaria.

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

Torne-se nosso sócio ( Ver página "Ser Sócio" )

 Deseja uma informação ? Deseja impressos ?
Envie um correio electrónico para:
secretaria.psa@gmail.com 
ou secretaria.aa@gmail.com
ou
secretaria.lusarb@gmail.com
Telefone para (00351) 266 769 564 / 5
Fax para (00351) 266 769 566
Escreva para a Secretaria: Rua Diana de Liz - Horta do Bispo
Apartado 320  -  7006-804 Évora (Portugal)

horizontal rule

Web design: MH
Copyright © 2006 Puro Sangue Árabe
Última actualização: 10 novembre 2012