Associação Portuguesa do Cavalo Árabe

Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe

Associação portuguesa do Cavalo luso-árabe

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

 

Acta da 3ª Reunião de Criadores e Proprietários de Cavalos PSA

- na Herdade da Camoeira, aos 22/01/2003 –

 

A reunião teve lugar na propriedade do Senhor Dr. Caetano Macedo de Oliveira e Mulher, uns dos nossos maiores criadores de PSA, e teve início às 11 horas.

Seguiu-se a apresentação dos presentes: Eng. João Nogueira Lopes Aleixo, João Salgueiro Lopes Aleixo, José Manuel Matos Arroja, Vasco Mira Godinho Avó, Dr. Mário Barbosa, Pedro Nuno Figueiredo Cravo, Arq. José Francisco Beja Falcão, José Maria de Sousa Vaz Freire, Manuel H. D. Heleno (que presidiu), Luís Miguel Barradas Lopes, Gaspar Manuel Batalha Magarreiro, José Adriano Murteira Martins, João Carlos de Torres Vaz Freire Mira, Eng. Fernando de Castro Van Zeller Pereira Palha, António Jorge Plácido, Josef Schreiber, Dr. Caetano Macedo de Oliveira Soares, Luís Miguel da Veiga.

Informaram estar impedidos: Dr. Olívio Lopes Dias, Fernando Fagundes, Luís da Silva Fonseca.

Foram sucessivamente abordados os diferentes pontos da Agenda da Reunião, em acordo com o resumo que segue, tendo todas as decisões sido tomadas por unanimidade.

 

– Agradecimento aos Anfitriões.

Manuel Heleno começou por agradecer aos Donos da Casa, Senhor Dr. Caetano Macedo de Oliveira Soares e Mulher, por terem permitido que a 3ª Reunião de Criadores e Proprietários de Cavalos PSA se realizasse em local tão bonito e acolhedor. Pediu depois a todos os presentes uma salva de palmas aos Senhores da Casa.

 

– Introdução

Relembrou que tratando-se de uma reunião privada todos os convites foram, evidentemente, pessoais tendo sido convidados nominativamente os Criadores e Proprietários de Cavalos Árabes.

Manifestou depois a sua alegria por verificar que o número de presentes aumenta consideravelmente de uma reunião para a outra, o que certamente se explica pelo reconhecimento do interesse de um trabalho conjunto na tomada de decisões extremamente importantes para o futuro da criação de Cavalos Árabes em Portugal, pela necessidade de se conhecerem as opiniões e as sugestões dos interessados e pelo proveito de um maior contacto entre todos aqueles que se interessam pelo PSA.

 

– Aprovação da Acta da 2ª Reunião de Criadores e Proprietários de PSA.

Foi aprovada por unanimidade.

 

– As 1as Provas Testes para Reprodutores, na Coudelaria Nacional. Regulamento para o próximo ano.

Foi no dia 31 de Outubro que foram organizadas na Coudelaria Nacional (Fonte Boa), as 1as Provas Testes de Selecção de Reprodutores PSA, para machos e fêmeas de 3, 4, 5 e 6 anos.

Falou-se do sucesso que foram aquelas provas, da sua necessidade para seleccionar os melhores reprodutores e das suas repercussões. Fez-se menção da participação da Coudelaria Nacional no evento, que tudo pôs à disposição dos interessados, graças ao entusiasmo do seu Director, Senhor Dr. Mário Barbosa.

Dado que este tipo de provas só se realizam desde Outubro último e que alguns Criadores desejam testar os seus reprodutores, foi decidido por unanimidade que, durante dois ou três anos, as provas seriam abertas a animais de todas as idades, a partir dos 3 anos.

Tendo em atenção o verificado nas provas já realizadas, um Regulamento modificado e mais pormenorizado será oportunamente enviado aos interessados.

 

Nota - Lembra-se que estas provas, que se revestem do maior interesse para o futuro da Raça Árabe no nosso País, por enquanto não são obrigatórias para os reprodutores e têm como principal finalidade dar a conhecer aos criadores (ou proprietários), o valor de cada animal, sendo gratificados com o prestígio de terem submetido a sua produção cavalar aos referidos testes.

Nas provas para os 5 e 6 anos os melhores animais receberam o diploma e o título de “Reprodutor Elite”, nas provas para os 3 e 4 anos o diploma e o título de “Reprodutor Testado”.

As Provas Testes de Selecção de Reprodutores PSA (exemplo que parece vai ser seguido por outras raças), serão realizadas todos os anos, na última semana de Outubro, na Coudelaria Nacional. Incontestavelmente, delas depende em grande parte o futuro do PSA nacional, que desejamos extremamente belo, com óptimo carácter e muito funcional, as principais características a preservar na mais importante e antiga das Raças.

As provas para cavalos e éguas de 3 e 4 anos foram realizadas de forma a não comprometer o futuro do animal e tinham como finalidade a simples “indicação do valor do reprodutor”. Elas foram constituídas por uma prova de Ensino básico, uma prova de Cross (sem velocidade imposta, distância máxima 1200 metros, obstáculos naturais e francos – máximo 10 para os 3 anos e 12 para os 4 anos -), e uma prova de Modelo e Andamentos, não montada.

As provas para cavalos e éguas de 5 e 6 anos, também foram realizadas num só dia, eram “mais puxadas” e foram constituídas por:

- uma prova de Ensino, seguida por um Cross com um máximo de 1800 metros, 14 obstáculos simples e uma velocidade de 450 m/m;

- depois de um repouso de 2 horas, teve lugar uma prova de Resistência de 40 km, a uma velocidade de 15 km/hora, seguida por uma prova de Modelo e Andamentos não montada.

Foi muito agradável assistir a estes testes, em que os concorrentes se mostraram de grande qualidade, surpreendendo todos os presentes. Aqui um trote de embevecer, ali um galope de amplitude exuberante, mais longe uma atitude excepcional sobre o obstáculo e, sempre, um carácter “de ouro”.

Foram galardoados com o título de Reprodutor Testado, reservado aos animais de 3 e 4 anos:

- Safira, fêmea de 3 anos, filha de Avarento e de Magica (Ba-Ião), criador João Nogueira Lopes Aleixo, proprietário João Nogueira Lopes Aleixo, cavaleiro Frederico Mexia de Almeida

- Safim, macho de 3 anos, filho de Irado II e de Gueixa (RR Magic Count), criador João Nogueira Lopes Aleixo, proprietário Rodrigo Larcher Gonçalves Rosa, cavaleiro João Salgueiro Lopes Aleixo

- Rodado, macho de 4 anos, filho de Diniz Met Biarritz e de Caia (Iranico), criador Coudelaria Nacional, proprietário Coudelaria Nacional, cavaleiro Tenente Fernandes.

Foi galardoado com o título de Reprodutor Elite, reservado aos animais de 5 e 6 anos:

- Quadrado, macho de 5 anos, filho de Diniz Met Biarritz e de Hima (RR Magic Count), criador Coudelaria Nacional, proprietário Coudelaria Nacional, cavaleiro Alferes Cordeiro

 

– O 1º Fascículo do Volume II do nosso Stud Book, já está impresso

Concluido em Agosto, só foi impresso em 06/12/02, dado que foi necessário aguardar os resultados de compatibilidade sanguínea de 35 animais (em 202 inscritos).

Dado que o número de animais ainda não justifica a publicação de um luxuoso e dispendioso livro de formato idêntico ao do Volume I, optou-se por editar periodicamente simples fascículos que serão reunidos num só livro quando o número de animais o justificar.

Devidamente informatizado, o 1º Fascículo do Volume II foi realizado exactamente nos moldes do Volume I, que tanto êxito teve, de forma a não modificar os hábitos já adquiridos.

Para fornecer um máximo de informação e evitar as habituais confusões de nomes, continuou-se a identificar todos os animais pelo seu número PSB de ordem cronológica, pelo seu ano de nascimento e pelo seu país de origem.

Foi lembrado que dos 184 animais inscritos no fascículo, 41 foram importados, o que mostra o crescente interesse pelo Árabe.

Dado que o Serviço Coudélico fez o favor de oferecer a impressão de 35 exemplares do referido fascículo, foi decidido por unanimidade que ele seria oferecido a todos aqueles que já adquiriram o Volume I. Para os que só agora comprarem o Volume I, o novo fascículo será com ele vendido sem acréscimo de preço.

Foi recomendado aos criadores a conveniência que haverá em juntarem um sufixo ao nome dos animais, dado que deixa de ser autorizada a duplicação de nomes num mesmo Stud Book, não podendo por exemplo haver um “Fadista” e um “Fadista I”.

 

– O Raide de 1.000 km, uma realidade em 2004.

A organização dos 1000 km resultou do desejo justificado de que se fale mais do nosso País, das nossas seculares tradições hípicas, dos nossos cavaleiros e da nossa criação cavalar e muito particularmente do nosso Cavalo Árabe. Sendo o maior Raide até hoje realizado no mundo, ele interessará certamente toda a Comunicação Social Internacional.

Trata-se de um Raide Internacional aberto a todas as raças de equídeos. Os Concorrentes sairão no dia 28 de Outubro de 2004 de Santarém, irão até ao Algarve e regressarão por Évora, para chegarem no dia 11 de Novembro à Golegã. A classificação far-se-á no dia 10, a uns 20 km daquela vila, de forma a permitir que no dia 11 os participantes concluam a prova entrando todos juntos na Manga da Feira de São Martinho, na ordem da classificação e sob os aplausos dos milhares de espectadores presentes. Será um momento de grande emoção, possível graças ao apoio imediato que me foi prometido pelo Senhor Dr. José Veiga Maltez, o tão activo Presidente da Câmara Municipal da Golegã.

A ideia mereceu o melhor acolhimento de todos os presentes e muitos foram os que se propuseram a ajudar na organização.

 

– O Troféu APCRS ou o Campeonato dos não Lusitanos, na Golegã.

Foi lembrado que, na Golegã, pela primeira vez foram organizados separadamente um Campeonato para os Lusitanos e um Campeonato para os não Lusitanos. Para este, havia um Prémio de 1250 €, oferecido pela APCRS. Foi pedido a todos os presentes que de futuro levem mais cavalos a este concurso, de forma a justificar o esforço da APCRS.

 

– A futura Federação Portuguesa de Criadores e suas consequências

Foi uma vez mais lembrado o interesse de transformar a APCRS em Federação de Criadores, o que terá como consequência uma melhor organização das raças (que terão cada uma a sua própria associação), um aumento de subsídios considerável, uma maior força junto das autoridades nacionais e internacionais e uma maior dinâmica.

Manuel Heleno comunicou que tem a proposta de estatutos para a nova federação pronta desde 1998.

Dado que vários criadores têm manifestado o desejo de formar desde já uma associação para o Cavalo Árabe, Manuel Heleno explicou que pessoalmente não lhe parecia útil sair da APCRS enquanto não estivesse constituída a nova Federação ou enquanto Fernando Palha se mantiver como Presidente da APCRS. Por ele foi também explicado que durante um lapso de tempo relativamente alargado, e em acordo com as necessidades da transformação da APCRS em Federação de Criadores, o actual Presidente da APCRS deverá ser o primeiro Presidente da nova federação, como aliás estipulou na proposta de estatutos que redigiu. Depois de breve troca de impressões, estas opiniões foram aceites por unanimidade.

 

– Para orientação dos Juízes menos experientes e com vista a uniformizar os julgamentos, parece necessário criar um código de conduta e de conselhos aos Juízes de Modelo e Andamentos”

A ideia foi aprovada por unanimidade, dada a grande disparidade existente nos julgamentos e dada a necessidade de instruir novos juízes. O presidente da reunião informou ter praticamente ultimado o projecto deste opúsculo, que em breve será enviado à APCRS para discussão e aprovação.

Disse-se ainda que, em acordo com as decisões tomadas por unanimidade na reunião anterior, foi oportunamente apresentada à APCRS a listagem de Juízes escolhidos para julgarem o PSA: Mário Barbosa, Nobre de Oliveira, Brito Paes, Fernando Palha e Manuel Heleno.

 

– Curso para Juízes, em 2003

A proposta de organizar um curso para juízes foi aprovada com grande entusiasmo e todos os participantes desde logo se inscreveram, aceitando de pagar 50 € cada um. Este preço fica reservado para todos os presentes bem como para todos os candidatos a juízes já inscritos na lista existente.

O curso terá lugar na Coudelaria Nacional da Fonte Boa, instalação imediatamente posta à disposição pelo seu Director, Sr. Dr. Mário Barbosa.

Também foi acordado que o primeiro Juiz a ser convidado seria o francês Sr. Alain James.

Nota: 48 horas depois desta reunião o convidado tinha aceite, as necessárias marcações confirmadas e o curso marcado para dias 22 e 23 de Março.

 

– Aceitação de propostas para Candidatos a Juízes

Propuseram-se para candidatos a juízes : Miguel Falcão, José Maria Vaz Freire, João Torres Mira. A estes nomes juntam-se os candidatos propostos na reunião anterior: António Salgueiro Aleixo, João Salgueiro Aleixo, Vasco Avó, Teresa Falcão, Aniceto Monteiro, Felipe Castro Nunes, Jorge Plácido, Pedro Saldanha.

 

– A Assembleia-geral da WAHO, em Istambul. Tendências.

Foi brevemente evocado o desenrolar do Congresso. Foi lembrado que ainda há 10 anos, no seio da WAHO, quando Manuel Heleno falava do Árabe montado o olhavam como um “exótico”. Hoje em dia, naquele Congresso, nenhum país deixou de proclamar o seu interesse pelo Árabe montado.

 

– A Imprensa deveria falar mais do PSA. O que foi feito e o que há a fazer. Sugestões dos participantes

O presidente da reunião lembrou que muitos são os números da revista Equitação em que foi publicado um artigo da sua autoria sobre o Cavalo Árabe ou com ele relacionado. Para melhor publicitar o Árabe nacional, em 2002 esteve presente nos Congressos de Viena, Istambul e Madrid. Em Fevereiro 2003, irá a Praga ao Congresso da ECAHO, sem despesas para a APCRS.

Espera-se que a nível internacional o Raid de 1000 km, em 2004, seja de grande importância mediática.

 

Enfim, uma iniciativa de grande interesse que a todos entusiasmou: após a reunião, o Senhor Dr. Caetano Macedo de Oliveira Soares informou que para publicitar o PSA iria brevemente organizar um festival tauromáquico para o nosso grupo, seus convidados e imprensa. Este espectáculo consistirá numa “Novilhada de Treino” para cavaleiros montando Cavalos Árabes, terá lugar provavelmente em fins de Março, ou em Abril, na praça de touros de Montemor e receberá entre outros Luís Miguel da Veiga, que logo se ofereceu para participar, António Salgueiro Aleixo, Brito Paes, etc. Os forcados de Montemor aproveitarão para também fazerem um treino.

 

– Um site na Internet sobre o PSA em Portugal

Foi relembrada a utilidade de construir um site para os criadores de PSA. Por um preço razoável (que diminuirá com o aumento do número de interessados), cada criador poderá dispor do equivalente a 3 páginas dactilografadas, com 3 a 10 fotografias (dependendo do tamanho desejado), bem como de um e-mail personalizado.

 

– Campeonato Nacional de Portugal de PSA, em Santarém, em 2003.

Insistiu-se na necessidade dos criadores e proprietários participarem activamente neste Campeonato, para evitar o seu desaparecimento.

 

– Porque devem os Certificados de Exportação da WAHO ser sempre exigidos ao vendedor quando se importa um equídeo e entregues ao comprador quando se exporta um animal.

Foi uma vez mais explicada a necessidade absoluta de cumprir com esta exigência da WAHO.

 

– Próxima Reunião dos Criadores e Proprietários de PSA, na 2ª quinzena de Junho 2003.

A quarta reunião dos Criadores e Proprietários de PSA terá lugar na segunda quinzena de Junho, na Quinta da Figoeira, de Manuel Heleno.

 

– Assuntos não constantes da Agenda

Foi especificado que para permitir que as decisões de ordem geral, adoptadas por unanimidade nas reuniões passadas sejam discutidas e se tornem efectivas, em Novembro último foi solicitado à APCRS o favor de informar da data em que lhe devem ser comunicados os assuntos a incluir na Agenda da sua próxima Assembleia Geral: modificação do Regulamento Nacional de Modelo e Andamentos, aprovação da listagem de juízes de PSA, critério a adoptar nos concursos de MA quando existem atrasos de documentação não imputáveis ao Criador, troféu para o melhor PSA do ano, etc.

 Não havendo mais assuntos a discutir, a reunião foi dada por finda às 13 horas e 35 minutos.

 

Nota: Seguiu-se um esplêndido almoço oferecido pelos Anfitriões e a visita à propriedade, à coudelaria e à ganadaria, o que a todos encantou.

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

Torne-se nosso sócio ( Ver página "Ser Sócio" )

 Deseja uma informação ? Deseja impressos ?
Envie um correio electrónico para:
secretaria.psa@gmail.com 
ou secretaria.aa@gmail.com
ou
secretaria.lusarb@gmail.com
Telefone para (00351) 266 769 564 / 5
Fax para (00351) 266 769 566
Escreva para a Secretaria: Rua Diana de Liz - Horta do Bispo
Apartado 320  -  7006-804 Évora (Portugal)

horizontal rule

Web design: MH
Copyright © 2006 Puro Sangue Árabe
Última actualização: 10 novembre 2012