Associação Portuguesa do Cavalo Árabe

Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe

Associação portuguesa do Cavalo luso-árabe

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

 

Acta da 10ª Assembleia-geral das APCA e APCAA


em 16 de Julho de 2006

 

A reunião teve lugar na Quinta da Figoeira, por convite de Manuel H. Domingues Heleno. Pelas 11 horas e 30 minutos deu-se início à Assembleia-geral. Depois de almoço, e na companhia das numerosas Senhoras que nos honraram com a sua presença, foram visitadas as instalações da Coudelaria.

Foram sucessivamente abordados os diferentes pontos da Agenda da Reunião:

 

–– Presenças. Impedimentos

Entre outros estavam presentes: João Nogueira Lopes Aleixo, João Salgueiro Lopes Aleixo, José Francisco Falcão, Manuel H. Domingues Heleno, Luís Ressano Garcia Lamas, José Adriano Murteira Martins, José Victor Abreu Freire dos Santos, João Guilherme Custódio Lopes da Silva, Caetano Oliveira Soares.

Entre outros informaram estar impedidos: Mário Barbosa, Manuel Machado Faria (em Angola), José Maria de Sousa Vaz Freire (a quem apresentamos as nossas felicitações pelo nascimento de um neto), António Nobre de Oliveira, Nuno Simões.

 

–– Abertura da Assembleia-geral

Pelas 11 horas e 30 minutos o Presidente abriu a sessão.

 

–– Aprovação da Acta da 9ª Assembleia-geral das Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe

Foi aprovada por unanimidade.

 

–– Transferência dos Stud-books do Puro Sangue Árabe e do Anglo-árabe para as respectivas Associações

Foi confirmado que as transferências dos Stud-books do Puro Sangue Árabe e do Anglo-árabe para as nossas Associações, se farão em 31 de Dezembro próximo, dado estarem reunidas as necessárias condições para que aquelas Associações tenham uma boa funcionalidade.

 

-- A formação da nova Associação Portuguesa do Cavalo Luso-árabe

foi comunicada ao Serviço Nacional Coudélico e os seus Estatutos vão ser enviados à Procuradoria da Republica para legalização.

De forma a valorizar aquela linhagem de equinos, para obter o seu reconhecimento internacional como raça portuguesa e para permitir que os criadores recebam subsídios da Comunidade Europeia, foi decidido que a  nova Associação realizará o stud-book da raça Luso-árabe (inspirando-se do stud-book do Anglo-árabe e em principio utilizando percentagens de sangue semelhantes).

 

–– O Campeonato Nacional de PSA em Santiago do Cacém

 Em solidariedade com a CAP, a Direcção organizadora da Feira de Santiago do Cacém em acordo com as nossas Associações, anulou as provas de Modelo e Andamentos previstas para este ano, entre as quais o Campeonato Nacional de PSA. O Presidente da APCA manifestou o seu reconhecimento aos dirigentes daquele evento e, pela Assembleia-geral, foi decidido que em 2007 o Campeonato Nacional do Puro Sangue Árabe se realizará em Santiago do Cacém.

 

–– “Regulamento das Provas de Modelo e Andamentos” e “Regulamento de Julgamentos de Modelo e Andamentos”

Na nossa ultima Assembleia-geral foi aprovado por unanimidade o “Regulamento das Provas de Modelo e Andamentos da APCA e da ACAA”, regulamento esse baseado no Regulamento de Modelo e Andamentos da APCRS (homologado pelo Serviço Nacional Coudélico) mas devidamente corrigido em acordo com a legislação europeia.

Também em Assembleia-geral foi aprovado por unanimidade o “Regulamento de Julgamentos de Provas de Modelo e Andamentos da APCA e da ACAA”, realizado com vista a uniformizar a maneira de julgar, para orientação dos Juízes menos experientes e para formação de novos Juízes, o que obviamente a todos parece indispensável.

Sobre as homologações nacionais destes regulamentos, solicitadas ao Serviço Nacional Coudélico, foi dado conhecimento à Assembleia-geral do encontro que por carta o Exmo. Senhor Director do SNC nos propõe.

 

–– Os “Haras Nacionais Franceses” cederam-nos 2 garanhões Árabes

Um deles já está a cobrir na Coudelaria Nacional (Fonte Boa). Trata-se de um bom exemplar, com uma excelente origem, robusto e recomendado pelos Haras Franceses como garanhão de raide, tendo-se ele mesmo distinguido na disciplina, em que obteve as classificações de 2º, 1º, 4º, 2º e 9º (aos 5 anos em provas de 60 e 90 km), e as classificações de 2º, 1º, 1º e 5º (aos 6 anos), depois do que desempenhou as suas funções de garanhão do Estado, tendo deixado uns 100 filhos em França.

O outro garanhão que nos foi proposto não nos interessou por ser de pura origem espanhola (que temos), e por ser muito pequeno. Aguardamos para Outubro a proposta de outro garanhão, que pedimos com uma origem de corrida e grande, como unanimemente decidido.

 

–– Provas Anuais de Selecção de Reprodutores PSA, AA e LA

Foi lembrado que em Outubro próximo se realizarão na Coudelaria Nacional, como todos os anos, aquelas importantes provas e foi pedido aos criadores que sejam numerosos a participar. Como consta do regulamento os melhores animais receberão o título de “Reprodutor Elite” ou de “Reprodutor Testado”, em acordo com a sua idade.

Com o intuito de continuar a melhorar o actual Regulamento das Provas Anuais de Selecção de Reprodutores PSA, AA e agora LA, a Assembleia-geral aprovou por unanimidade pequenas alterações ao regulamento utilizado em 2005. Assim, todos os animais de 4 anos ou mais realizarão uma prova de estrada de 20 quilómetros. Os 4 anos devem realizar obrigatoriamente uma velocidade mínima de 12 km hora e máxima de 14 km hora. Os 5 anos e mais devem realizar obrigatoriamente uma velocidade mínima de 14 km hora e máxima de 16 km hora. O tempo de recuperação dos animais será primordial.

 

–– Reunião do Conselho de Administração da CIAA (Conférence Internat. de l’AA)

Foi em Sevilha, nos passados dias 16 e 17 de Junho. A nossa Assembleia-geral aprovou a ideia de realizar aquela reunião em Portugal, no mês de Junho de 2007, correspondendo assim ao desejo manifestado pelo Conselho de Administração da CIAA.

 “O Anglo-árabe no Mundo” é o título do livro que a CIAA (Conférence Internationale de l'Anglo-arabe) pediu a Manuel Heleno que escrevesse, seguindo o mesmo modelo do livro “O Árabe em Portugal”.

 

–– Assembleia-geral da WAHO

Em Setembro próximo representaremos o Stud-book PSA e a Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas, na Assembleia-geral da WAHO, que terá lugar na Síria.

 

–– As corridas de cavalos para PSA

O projecto de um importante centro de treino de cavalos de corrida parece estar em boas vias de realização, mas por momento ainda não parece oportuno fornecer mais detalhes.

 

–– Site da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe

Está feito e em funcionamento (www.puro-sangue-arabe.com). Foi lembrado, uma vez mais, que aquele site pertence a todos os criadores sócios das nossas Associações e que todos podem lá ter uma página, bastando para isso que enviem à Direcção da APCA os devidos dados e boas fotografias.

 

–– A APCA e a  ACAA organizaram mais dois cursos do maior interesse

Dias 8 e 9 de Abril passado, as nossas Associações organizaram uma vez mais 2 cursos do maior proveito. Um deles mostrou os “Aspectos dos Julgamentos de Cavalos na Europa”; o outro tratou da “Organização da Criação Cavalar na Europa”. Pela primeira vez em Portugal, ambos foram professados pelo ilustre “Director dos Projectos Europeus e Internacionais” dos Haras Franceses, Dr. Xavier Guibert.

 

–– Novos Juízes

Em acordo com o nosso “Regulamento de Julgamentos de Modelo e Andamentos”, as APCA ,  ACAA e ACLA contam com mais três novos juízes: Eng. João Lynce, Vasco Avó e João Salgueiro Lopes Aleixo, pelo que muito nos felicitamos.

Também se inscreveu mais 1 candidato a juiz, o Dr. João Guilherme Custódio Lopes da Silva.

 

–– Próxima Assembleia-geral da APCA, da ACAA e da ACAL

Foi decidido que as Assembleias-gerais das nossas Associações passarão a realizar-se anualmente em Abril.

 

Os trabalhos da Assembleia-geral foram dados por terminados pelas 13 horas e 40 minutos.

 

horizontal rule

Acolhimento Topo

horizontal rule

Torne-se nosso sócio ( Ver página "Ser Sócio" )

 Deseja uma informação ? Deseja impressos ?
Envie um correio electrónico para:
secretaria.psa@gmail.com 
ou secretaria.aa@gmail.com
ou
secretaria.lusarb@gmail.com
Telefone para (00351) 266 769 564 / 5
Fax para (00351) 266 769 566
Escreva para a Secretaria: Rua Diana de Liz - Horta do Bispo
Apartado 320  -  7006-804 Évora (Portugal)

horizontal rule

Web design: MH
Copyright © 2006 Puro Sangue Árabe
Última actualização: 10 novembre 2012